Saiba tudo sobre DNS

Com o intuito de facilitar o entendimento sobre tipos de servidores DNS, hoje vamos enumerar as diferenças entre DNS autoritativo e DNS recursivo. É fundamental entender essas duas formas de resolução de nomes e as soluções disponíveis para ambos.

 

O que é DNS?

DNS é a sigla para Domain Name System, que traduzido significa sistema de nome de domínio.
Computadores, celulares, TV’s e qualquer sistema computacional não entende nomes, apenas números. Todo site, servidor ou host na internet tem IP, por exemplo: 102.99.77.12. Mas imagina que para acessar o site da Telic nós tenhamos que digitar o seu IP e não o nome. Seria muito difícil navegar na internet, não é mesmo? Nesse sentido, o servidor DNS é responsável por ler endereços de domínio (nomes), por exemplo www.telic.com.br , e identificar seu endereço de IP correspondente (números) para que o computador possa resolvê-lo (por exemplo 102.2.0.1). 

 

Antigamente, a solução para fazer a associação entre esses nomes e números era criar um arquivo chamado hosts.txt com essas informações, e cada computador na rede tinha sua própria cópia desse arquivo. Porém, cada vez que havia uma mudança, esse arquivo tinha que ser atualizado em cada computador, o que não era possível fazer em larga escala. Para resolver esse problema, surgiu o DNS, um sistema onde os nomes são divididos em categorias e subcategorias. Esses nomes continuam sendo armazenados em arquivos semelhantes ao hosts.txt, porém agora recebem o nome de Arquivos de Zona e ficam armazenados em servidores DNS, com um para cada nome. Assim, quando há alguma mudança, basta alterar um único arquivo, o que configura um imenso ganho em escala. 

 

DNS autoritativo

Entende-se por servidores autoritativos onde ficam armazenados os arquivos de zona. Eles funcionam como um registro geral da web onde ficam armazenados os IPs (e outros dados DNS) correspondentes a cada nome. Assim, o DNS autoritativo recebe este nome porque tem autoridade final sobre cada domínio. Esses domínios são organizados em estrutura hierárquica, em forma de árvore como no exemplo abaixo:

 

 Fonte: http://www.inf.ufes.br/~zegonc/material/Redes_de_Computadores/Dns01-ufes.pdf

Uma vez que o DNS autoritativo tem essa função de “catálogo” de nomes, ele é o responsável por prover respostas ao DNS recursivo, que explicaremos a seguir.

 

DNS Recursivo

O DNS recursivo é aquele utilizado pelo usuário final, por meio de smartphones e outros dispositivos. É por meio dele que é feita a resolução de nomes. Quando o usuário faz alguma busca na internet, o navegador, num primeiro momento, procura por esse nome no DNS local do computador. Porém, quando o navegador não encontra essa resposta, ele precisa buscá-la em outros locais. Então ele vai até o servidor de DNS recursivo que buscará essa resposta dentro de servidores DNS autoritativos. Quando o nome está incorreto ou nenhuma resposta é encontrada no DNS autoritativo, o DNS recursivo retorna uma mensagem de erro. 

 

Todo esse processo de busca de IPs acontece em poucos segundos, mas para tornar tudo possível, é necessário que todos esses servidores estejam em pleno funcionamento. Esse sistema de DNS é vital para o funcionamento da internet. Sem ele, cada usuário precisaria ter uma lista imensa de IPs para acessar sites, o que não seria viável.

 

Algumas empresas dispõem de DNS’s Recursivos grátis abertos na internet, é o caso do Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4), OpenDNS (208.67.220.220 e 208.67.222.222) e Cloudflare (1.1.1.1 e 1.0.0.1) 

 

Diferenças entre DNS autoritativo e DNS recursivo

Para deixar bem clara as diferenças entre DNS autoritativo e DNS recursivo, é preciso entender que o DNS recursivo não define nenhum tipo de endereço, ele apenas consulta outros servidores em busca de respostas. O DNS autoritativo são os servidores onde cada uma dessas consultas é realizada. Vale ressaltar que o DNS autoritativo tem autoridade final sobre o domínio, sendo responsável pela disponibilização de respostas para os servidores DNS recursivos com informações de endereço IP. 

 

DNS e ISP’s

Como o DNS é um serviço essencial para o funcionamento da internet é altamente recomendável que todos os ISP’s mantenham um DNS Recursivo dentro da sua infraestrutura. Um bom DNS pode contribuir para a melhor navegação do usuário na internet. A Telic possui uma solução de DNS focada em ISP’s que utilizam esses dois módulos de DNS. Se você é provedor de internet, converse com a nossa equipe para saber mais!

 

 

Fale com um especialista em Anti-DDoS