Hoje iremos falar um pouco mais sobre o método de medição de largura de banda e cobrança 95 percentil, procurando esclarecer suas vantagens e explicar em que situações ele pode ser a melhor solução.
Link burstable (Faturamento burstable)
Primeiramente, é importante entender o conceito de link burstable e como se dá essa forma de cobrança para conseguir diferenciá-lo do 95 percentil. O faturamento burstable (burstable billing) é uma modalidade de cobrança na qual, embora seja contratada uma quantidade mínima de uso mensal (CIR), é fornecida uma porta com capacidade excedente, que poderá ser utilizada a qualquer momento. Porém, a cada pico que ultrapassar a capacidade contratada será cobrado como valor excedente.
Para ilustrar melhor, observe o gráfico a seguir. Nele é possível ver como funciona essa dinâmica de picos que excedem o CIR. A linha verde horizontal representa a taxa básica contratada. Na maior parte do tempo, o CIR utilizado fica aquém do valor que foi contratado (linha vermelha). Porém em alguns intervalos esse valor ultrapassa o estabelecido em contrato (burst). Esses são os valores extras que serão cobrados ao final do período.
Essa é uma opção para operadoras que têm previsão de demanda e mesmo com picos conseguem ficar dentro da capacidade fornecida. É uma modalidade que possui alta disponibilidade com capacidade flexível de tráfego.
95 percentil
O 95 percentil é uma maneira de medir o uso de largura de banda que permite que a operadora ultrapasse um pouco sua taxa básica comprometida com a possibilidade de dimensionar seu faturamento e seus custos. O método recebe esse nome porque estabelece que em 95% do tempo o uso é em torno ou abaixo do valor especificado e nos outros 5% é permitido o estouro da taxa comprometida. É uma alternativa tanto para portas limitadas com faturamento fixo como para transferência de dados reais. Também vale lembrar que o percentil 95 não é uma média de uso de largura de banda. Trata-se do quanto a largura de banda está acima ou abaixo da taxa em 95% do tempo. Assim, é uma maneira justa de cobrança, pois descarta os maiores picos.
Como é calculado o percentil 95?
O cálculo do percentil 95 é feito da seguinte forma: as operadoras amostram a quantidade de bytes transferidos nas portas dos clientes a cada 5 minutos, tirando uma banda média durante esse intervalo (normalmente medida em megabits por segundo). Todas essas médias ficam armazenadas em um banco de dados mensalmente. Considerando as 720 horas do mês, são medidos 8640 intervalos de 5 minutos. Assim, os dados coletados são organizados de cima para baixo, e os 5% iniciais (432 maiores intervalos, o que corresponde a aproximadamente 36 horas) são desprezados para o cálculo final. Porém, se o uso mensal ultrapassa o CIR em mais de 5%, a operadora é cobrada pelo valor contratado para o CIR acrescido de um valor para cada megabit ultrapassado.
Principais vantagens do percentil 95
As principais vantagens do percentil 95 são:
- Para quem compra: Flexibilidade no link de trânsito IP em momentos de emergência sem precisar entrar em contato conosco para solicitar aumento temporário da porta.
- Para quem vende: Expectativa de faturamento extra do cliente, aproveitando recursos disponíveis.
- Para ambos: Atender a necessidades pontuais de clientes sem necessidade de renegociação de contrato.
Soluções Telic para você
Na Telic, todos os nossos produtos de trânsito IP e Anti DDoS possuem a modalidade de percentil 95, para garantir conectividade à internet de forma confiável e econômica para provedores de serviços de internet, provedores de conteúdo e empresas.
Entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre valores e soluções para a sua empresa!